top of page

Campanha da Quaresma 2024 - Ano B
Lema da Diocese: "Caminhar para a mudança"
Lema da Caminhada: "Oração: O Sim a Deus de todo o coração."
Tema Paroquial: "Oração: Espaço de encontro consigo próprio, com Deus e os irmãos."

“PEREGRINAR (CAMINHAR) PARA A MUDANÇA”

​

Quem tiver o Ramos do dia de Ramos do ano passado e quiser queimá-lo para as cinzas deste ano deve trazê-lo até segunda feira (estará uma caixa na igreja para os receber)

 

1º DOMINGO – Pedras Raras – CONVERSÃO

No início da caminhada Jesus alerta-nos para as tentações. A tentação não nos afasta de Deus. Podemos vê-las como uma Pedra Rara no nosso caminho; o desafio é saber aproveitá-la para nos convertermos e nos aproximarmos de Deus e dos outros.

Saibamos limpar do nosso caminho as pequenas coisas, que até podem parecer insignificantes, mas que nos tiram a paciência e nos impedem de progredir.

Hoje colocámos mais uma pedra no nosso caminho, a PEDRA RARA que queremos transformar na força da Conversão.

Não tenhamos medo de ser Pedras Raras, dizendo de outra forma, de ser “originais” – como dizia Carlos Acutis: “Todos nascemos originais, mas a maior parte morre fotocópia”. Não nos deixemos levar pelo cómodo e desperdiçar esta oportunidade para seguir o caminho que Jesus propõe.

 

DESAFIO:

Nesta primeira semana procura ter momentos de silêncio que te ajudem a descobrir as tuas “Pedras Raras”, as tentações e em vez de as temer ou ignorar, desafia-te a reconhecê-las como oportunidades de crescimento e conversão.

Assim como Jesus enfrentou as tentações no deserto, usa as tuas pedras como degraus para te aproximar de Deus e dos outros.

​

ORAÇÃO:

Senhor ilumina o meu coração para que possa ver as tentações como as minhas Pedras Raras, mas também como oportunidades para me converter e me aproximar mais de Ti e dos irmãos.

​

2º DOMINGO – Pedra de Toque – EMPATIA

Nesta semana Deus faz-nos um convite: escutar o seu Filho muito amado.

Quando nos dispomos a escutar Jesus, quando a sua Palavra entra no nosso coração, as pedras comuns tornam-se Pedras de Toque com uma capacidade e significado especiais. Tantas vezes somos tocados por pequenos gestos, como sorrisos, abraços, pequenas amabilidades, que parecendo insignificantes, estão carregados de força e esperança.

Jesus tornou-se semelhante a nós, adquiriu a nossa forma humana para, de um modo pleno, nos transmitir o amor, a ternura e o carinho de Deus por nós.

Ao longo dos Evangelhos, somos confrontados com vários gestos de Jesus sempre carregados de sentido e de compromisso.

 

DESAFIO:

Esta semana és convidado a olhar para as tuas mãos, para o teu agir e transformar os teus gestos, por vezes, frios e descomprometidos, em autênticas Pedras de Toque.

Cria um ambiente de partilha e comunhão, quer através de uma conversa amigável com quem te procura, quer por mensagens de gratidão ou ações de bondade para com os outros.

Faz caminho de Comunhão participando amanhã na peregrinação arciprestal, ou se não vais reza pelos peregrinos, para que se sintam tocados por Cristo.

 

ORAÇÃO:

Senhor ajuda-me a ter uma escuta atenta da Tua Palavra levando-me a compartilhar a alegria e a gratidão, construindo comunidade fortalecida pelo Teu amor. Faz com que cada um dos meus gestos, mesmo que simples, seja uma expressão do Teu amor.

​

3º DOMINGO – Pedra de Construção – RESPEITO

Costumamos dizer que todos fazemos parte da mesma construção. Somos pedras do mesmo edifício, onde todos somos precisos. Sem uma colaboração mútua haverá falhas no edifício que edificamos.

Para que esta construção seja bem ajustada, cada um de nós tem de ter presente o seu lugar; onde apesar de diferentes, todos somos Pedras essenciais.

Saibamos aproveitar todas as Pedras e, com respeito mútuo, contribuir na construção da nossa casa comum.

 

DESAFIO:

Durante esta semana não te distancies daqueles que consideras diferentes de ti, no modo de pensar ou agir. Aceita e compreende que, apesar das diferenças cada pessoa é importante para a tua vida, para a construção da casa comum, colabora, trabalha em conjunto.

Não te esqueças de participar nas “24 horas para o Senhor” e aproveitar o momento de encontro com Deus e com os outros em recolhimento e oração.

 

ORAÇÃO:

Senhor ajuda-me a relacionar-me com os outros segundo o Teu amor, para que, ao respeitar as diferenças uns dos outros, possa refletir a Tua luz no mundo. Que os meus gestos, palavras e pensamentos revelem a beleza da diversidade que Tu criaste.

​

4º DOMINGO – Pedra de Arremesso – TOLERÂNCIA

E o caminho continua rumo à Páscoa. Foi colocada a PEDRA DE ARREMESSO, que nos quer chamar à Tolerância.

Somos agora provocados a olhar para Deus de uma forma diferente.

Tantas vezes ouvimos dizer” Deus castiga”, ou então, “Deus tarda, mas não falha”.

Quantas vezes vivemos com duas pedras na mão, prontos para acusar inocentes. As nossas acusações são pedradas que atingem os outros.

Quantas vezes exigimos e pedimos perdão para nós, mas somos tão exigentes e intolerantes com os outros!

Aprendamos com Jesus, que não veio para condenar, mas para salvar, deixemos cair as pedras que carregamos e usemos as mãos livres para consolar e ajudar o outro, sem julgar as suas ações e opções.

 

DESAFIO:

Durante esta semana procura, esforça-te por escutar o outro sem formar julgamentos rápidos. Ao interagir com os outros, procura em primeiro lugar escutá-lo com atenção antes de lhe responder, antes de lhe cortares a palavra.

Escuta sem preconceitos, abre espaço para a compreensão, sê tolerante.

Na quarta-feira, vem encontrar-te de um modo especial com o Senhor participando na celebração penitencial que te ajudará a refletir nas pedras do teu caminho e pedir perdão pelos momentos de desânimo.

​

ORAÇÃO

Senhor, dá-me ânimo e forças, para construir pontes em vez de muros, cultivar a tolerância em vez de acusações. Que as minhas ações sejam guiadas pela misericórdia, recordando que, assim como Tu me amas, com infinita paciência, devo amar os outros da mesma maneira.

​

5º DOMINGO – Pedra Esculpida – CORAGEM

Quase a entrar na Semana Santa, quase a terminar o Tempo Quaresmal, surge no nosso caminho a PEDRA ESCULPIDA que queremos transformar em Coragem.

Esta pedra desafia-nos a não ficarmos pelas dificuldades, mas a ter coragem para continuar a missão.

Tal como o escultor que da pedra dura e amorfa, com um trabalho árduo e de precisão, consegue retirar uma obra prima. Como exemplo temos  Miguel Ângelo que do bloco de mármore, tira a imagem de Maria que segura nos braços o seu Filho morto, assim, Deus ao longo dos tempos, com paciência, dedicação e amor foi mostrando ao homem, Deus como Pai e Relação.

Com a Encarnação de Jesus, este Amor torna-se ainda mais presente, torna-se uma marca indelével na vida de cada um.

 

DESAFIO:

Que pedras tens vindo a descobrir em ti ao longo desta caminhada?!

Nesta semana aceita o desafio de deixar Jesus falar contigo e lentamente deixares-te transformar pelo Seu amor. Não te sintas incapaz de mudar, acredita, tem coragem, Ele está contigo!

Deixa que as tuas ações sejam a manifestação destas alterações que tornam a tua vida mais feliz e completa.

Vem percorrer caminho ao longo das ruas participando na Via-sacra na próxima sexta feira que irá ter a participação da paróquia do Bunheiro.

​

ORAÇÃO

Senhor concede-me a sabedoria para discernir as mudanças necessárias na minha vida e a confiança para abraçá-las com coragem. Que, ao enfrentar as mudanças, possa sentir a Tua presença fortalecendo-me e guiando-me na direção que Tu desejares.

​

6º DOMINGO – Pedra para reclinar a cabeça – CONFIANÇA

Mais uma pedra entrou no nosso caminho que nos chama à Confiança. Entramos na Semana Maior, uma semana em que somos convidados a encontrar a Pedra para reclinar a cabeça.

O Evangelho de S. João ajuda-nos a descobrir o significado desta pedra, podemos ler “Um dos discípulos, aquele que Jesus amava, estava à mesa reclinado no seu peito”.

Este discípulo teve a coragem de apoiar a cabeça no peito de Jesus, onde encontrou descanso junto ao Seu coração.

Para ele a rocha firme é o amor, a ternura de Jesus.

Esta é uma semana onde somos desafiados à confiança, ao silêncio e a oração.

 

DESAFIO:

Nesta semana que hoje inicia és também tu desafiado a reclinares a tua cabeça no peito de Jesus e escutar silenciosamente o bater do Seu coração.

Vive esta semana, particularmente o Tríduo Pascal, com confiança em Jesus Cristo que através da cruz, símbolo do sofrimento, revela-se como a fonte da esperança.

Na sexta-feira Santa, às 15h00, hora em que Jesus morreu, participa, em família na caminhada para a cruz.

​

ORAÇÃO

Senhor faz com que o meu coração esteja sensível para aproveitar a vivência desta semana como uma oportunidade para renovar a minha fé, reacender a chama da esperança e mergulhar mais profundamente no Teu amor redentor.

​

DOMINGO DE PÁSCOA – Pedra Angular – AMAOR

Se no início da Quaresma dizíamos que nesta caminhada para a Páscoa, iríamos encontrar muitas dificuldades, muitos obstáculos, no entanto deveríamos fazer o caminho comprometidos, porque Cristo iria connosco; hoje temos a certeza que Cristo não nos abandona e que continua a acompanhar-nos, como nos refere o Evangelho: “Jesus aproximou-Se deles e pôs-Se com eles a caminho”.

Colocámos a última pedra, a Pedra Angular, fonte de Amor incondicional.

Cristo é a verdadeira Pedra Angular com a qual podemos edificar, com segurança, a nossa vida. Sem esta pedra é inútil levantar qualquer construção. Saibamos então construir a nossa casa, não sobre a facilidade da areia, mas com coragem, sobre a rocha firme.

Quer numa quer noutra circunstância havemos sempre de contar com chuvas, ventos e tempestades… mas se edificarmos sobre a pedra angular, nada havemos de temer.

Apoiados na Pedra Angular que é Cristo, sustentados com o Seu amor, juntemos todas as pedras deste caminho e sejamos verdadeiras pedras vivas.

 

DESAFIO:

És desafiado a transmitir a alegria da ressurreição a todos aqueles que se cruzam contigo, e a ser pedra viva na Comunidade.

​

ORAÇÃO

Senhor, ajuda-me a viver na alegria e na graça do Domingo de Páscoa, todos os dias.

Que o teu amor em mim renasça, me torne capaz de confiar plenamente em Ti. Faz despertar o que de melhor há em mim e ser Tua testemunha no meu dia a dia.

IMG_3819.JPG
bottom of page