top of page

Campanha da Quaresma 2025 - Ano C
Lema da Diocese: "Escutar o Sonho de Deus."
Lema da Caminhada: "Escutar o sonho de Deu ancorados a Cristo."
Tema Paroquial: "Cristo, fonte da nossa esperança."

CAMINHADA DA QUARESMA – Um caminho para toda a comunidade

 

“ESCUTAR O SONHO DE DEUS, ANCORADOS EM CRISTO”

​

I DOMINGO DA QUARESMA

TEMA: No deserto da Travessia

VALOR: CONFIAR

​A esperança é um caminho de confiança.

Neste domingo das Tentações, fixemos a âncora no deserto, para onde Jesus nos leva consigo, para nos fazer sair de nós mesmos, para nos libertar do acessório, para partilhar connosco a intimidade do coração, para nos fortalecer na escolha da Cruz.  Ao ancorarmos no deserto, peçamos ao Senhor, que este tempo santo possa moldar e tornar firme a nossa esperança, sem nunca perder de vista a meta, que é a de nos tornar participantes no mistério da morte e da ressurreição do Senhor.

Unidos e agarrados a Cristo, ancorados n’Ele, podemos superar as provações e vencer as tentações. Em todos os momentos de tribulação, temos em Cristo a âncora da esperança.

 

DESAFIO: Porque confiamos em Cristo, porque sabemos que nunca nos abandona, mesmo quando caímos, durante esta semana vamos olhar para dentro de nós e descobrir o que fazemos e que nos tem afastado d’Ele e que nos propomos a mudar nesta caminhada quaresmal.

Se quiseres registar as mudanças a que te propões podes trazer esse registo e colocar em frente do altar.

​

ORAÇÃO

Senhor, vou Contigo ao deserto da minha vida. Em ti quero encontrar a fonte que mata a sede de felicidade, o abrigo que protege do calor. Quero sentir-Te como luz que me guia na escuridão e meu apoio no desânimo da vida. Amém.

​

II DOMINGO DA QUARESMA

TEMA: No Monte da Transfiguração

VALOR: TESTEMUNHAR

A esperança abre novos horizontes no caminho. A meta do caminho é a Páscoa da nossa transformação.

Neste domingo, saímos de casa, viemos até aqui, para celebrar a Eucaristia, garantia da futura glória. Na Cruz, fixamos a âncora da nossa esperança, nas alturas do monte santo, com vistas largas para o céu, nossa pátria definitiva. A Quaresma é um caminho de esperança, um caminho de saída, em saída e com saída… para a plenitude da vida, na Ressurreição.

Ao ancorarmos no monte santo a nossa esperança, deixemo-nos, desde já, iluminar e transfigurar pela luz da Páscoa do Senhor.

 

DESAFIO: Procura nos momentos de desencanto, de desespero e de cansaço, olhar para o alto da Cruz, olhar para o Senhor, que nos chama a olhar para as estrelas e sejamos suas testemunhas escrevendo uma carta, uma mensagem de esperança para alguém que precise de ânimo e partilhá-la com essa pessoa ou escrever a mensagem de Esperança para ser publicada no Facebook da Paróquia.

O Monte, a montanha é um meio da natureza que nos ajuda a meditar e acreditar na esperança. Se tiveste gestos de esperança para com os outros, no próximo fim de semana traz para o altar um pouco de vegetação rasteira, ex. musgo, como sinal de que te esforçaste por transmitir esperança. (se não conseguiste arranjar está um cesto junto da cruz com esse material)

​

ORAÇÃO

Senhor, ajuda-me a sentir e acolher a Tua proximidade e ensina-me a amar como Tu, a ver os outros como parte de mim mesmo, a sentir as suas dores e alegrias como minhas e a ser para os outros um sinal do Teu amor. Amém.

​

III DOMINGO DA QUARESMA

TEMA: Na Vinha da Conversão

VALOR: PERSISTIR

Continuemos a fixar a âncora da nossa esperança no Senhor e deixemo-nos todos escavar, por dentro, como a âncora que precisa de ir ao fundo, para se agarrar a algo de sólido. A âncora, na base da Cruz, diz-nos que a esperança não arreda pé do caminho! Deus nunca nos deixa sem uma nova oportunidade, porque a sua graça pode fazer de cada situação, mesmo a mais desastrada, uma ocasião de bem, uma ocasião favorável para a nossa conversão.

 

DESAFIO: Se, ao longo da semana, nos vier a faltar a paciência, que é «parente mais próxima da esperança» não esqueçamos que enquanto houver um resto de esperança, Deus não desiste de nós, mas está nas nossas mãos a responsabilidade de viver uma vida digna, uma vida com frutos, uma vida com sentido. Procuremos fazer pequenos gestos concretos que mostrem que estamos a cuidar da nossa fé e dos outros (ex.: rezar por alguém, ajudar um colega/amigo, elogiar sinceramente uma pessoa, ser uma ajuda na família…).

​

Cumpriste o desafio da semana anterior? Sim!? Então coloca um pouco de musgo junto da imagem da montanha.

​

ORAÇÃO

Senhor, eu bem sei que a minha vida anda seca, as minhas palavras são amargas e não nem sempre tenho sido boa companhia. Peço-Te Senhor que me ajudes a encontrar em Ti a alegria de viver e a aprender de novo a dar frutos de alegria. Amém.

​

V DOMINGO DA QUARESMA

TEMA: No Monte do Perdão

VALOR: PERDOAR

A esperança corre por caminhos de futuro, o perdão é o motor da esperança.

Fixemos a âncora da nossa esperança, no monte do perdão, no Monte das Oliveiras, perto do Templo de Jerusalém. Não queremos que a nossa viagem encalhe nas pedras duras do nosso coração. Depois da conversão e da reconciliação, hoje somos desafiados a transformar pedras em perdão. Deixemos que o perdão divino faça de nós novas criaturas e assim se torne o motor da nossa esperança.   

 

DESAFIO:

Peçamos desculpa a alguém a quem tenhamos magoado com palavras ou atitudes e comprometamo-nos a ser mais atentos no futuro sendo amigos e respeitadores das diferenças. Se durante a semana o fizermos, no próximo domingo colocaremos uma pedra em frente do altar, no monte do perdão como propósito de fazermos caminho transformando essas pedras em perdão.

Não nos esqueçamos de participar na Via-sacra Publica na próxima sexta feira dia 11 e na bênção dos Ramos no próximo domingo.

​​​

ORAÇÃO

Senhor não permitas que o mal, o pecado, a culpa, tenham em mim a última palavra. Ajuda-me a encontrar o caminho que queres que eu percorra a teu lado e faz com que nunca deixe de confiar em Ti, mesmo quando as coisas correm mal. Amém.

​

VI DOMINGO DA QUARESMA

TEMA: Na Cidade da Esperança

VALOR: ACREDITAR

A esperança não desilude. A cruz é passagem obrigatória da esperança.

Desde o princípio da Quaresma, vimos a percorrer juntos um caminho de oração, de transformação, de conversão, de reconciliação e de perdão. Fizemo-lo sempre ancorados na Cruz de Cristo, que é passagem obrigatória da nossa esperança, daquela esperança que não ilude nem desilude. Esta “esperança nasce do amor e funda-se no amor que brota do Coração de Jesus trespassado na Cruz” (SNC, n.º 3). Hoje estamos aqui reunidos, para darmos início, em união com toda a Igreja, à celebração do mistério pascal do Senhor, isto é, da sua Paixão, Morte e Ressurreição. Foi para realizar este mistério de entrega e de amor até ao fim, que Jesus Cristo entrou na sua cidade de Jerusalém.

 

DESAFIO:

Temos pela frente a Semana Maior, a Semana Santa. Recolhemos a âncora no nosso coração. Porque somos chamados todos os dias a contemplar a Cruz, a unirmo-nos ao Senhor, na Sua entrega, paixão, morte, sepultura e Ressurreição.

Somos convidados a partilhar um pouco do nosso ramo hoje benzido com algum familiar, vizinho… e a estar presente e participar nas celebrações do Tríduo Pascal

 

ORAÇÃO

Senhor, dá-me coragem para trazer para a praça pública as maravilhas que vais fazendo na minha vida, quero dizer a todos que me libertas. Ajuda-me a ser capaz de ser testemunho da Tua bondade em mim. Amém.

© 2013 Paróquia de Pardilhó, direitos reservados.

  • facebook-square
bottom of page