PARÓQUIA de S. PEDRO PARDILHÓ
Caminhada do Advento 2023 - Ano B
LEMA: «Peregrinar na Esperança.»
01 | INTRODUÇÃO
Este ano somos chamados a refletir sobre o sentido desta Igreja de Aveiro, proporcionando um tempo de crescimento na fé e de comunhão eclesial. A Diocese de Aveiro vive o acontecimento festivo e jubilar dos 600 anos do início da construção da Catedral de Aveiro, Igreja-mãe de todas as paróquias desta Diocese. “O Jubileu é um acontecimento festivo de júbilo sob a ação do Espírito Santo. (…) Para além da revalorização do tempo, o Jubileu pretendia a conversão, uma significativa purificação das relações que visava restituir o tecido relacional, apenas possível mediante a libertação e o perdão. O ano jubilar é, assim, um tempo para pormos em prática valores sociais e religiosos, louvarmos a Deus, celebrando com alegria os seus gestos salvadores, reconhecendo que tudo recebemos das suas mãos e que nós não passamos de administradores dos seus bens.”
​
02 | OBJETIVOS
-
Valorizar a família de Nazaré, como exemplo para as nossas famílias e comunidade;
-
Caminhar na esperança e na renovação pessoal e comunitária, através da mudança da forma de ser e de estar em Igreja.
03 | PROPOSTA
O presépio, irá sendo construído na igreja, ao logo dos vários domingos de Advento, a cabana terá por base a imagem da Sé de Aveiro. Haverá também a construção da coroa do advento.
Na Eucaristia
Haverá uma leitura como introdução à celebração sendo nesse momento acesa a vela da coroa e colocada a imagem no presépio.
Em ação de Graças há uma leitura que lançará o desafio da semana a que se seguirá uma oração que vai na folha dos avisos para casa.
​
1ª SEMANA
Nesta primeira semana todos nós, somos desafiados a construir, em família, o presépio em casa ou um presépio em materiais reciclados, de pequena dimensão, que fará parte de uma exposição que deverá ser entregue nos dias 23 e 24 de dezembro. Cada grupo de catequese também fará o seu, que fará igualmente parte da exposição.
ORAÇÃO
Senhor ajuda a minha família a acolher Jesus que caminha a nosso lado e a vivermos como povo de Deus.
Pedimos-te também que concedas a toda a Igreja de Aveiro a paz, a liberdade, a unidade e que progrida em santidade e eficácia apostólica.
DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
Nestes dois dias, que faltam até ao fim de semana, vamos escolher uma imagem de Nossa Senhora e ficar uns instantes em silêncio para escutar o que Deus tem para nos dizer através de Maria.
ORAÇÃO
Ó Maria, Senhora do Advento, Senhora do Sim, Mãe de Deus e nossa Mãe, ajuda-nos a deixar-nos encantar pelo rosto de Jesus e acolher o chamamento de Deus, apesar dos nossos medos, receios e fragilidades.
2ª SEMANA
Durante a semana, somos desafiados a organizar uma atividade familiar em que todos os elementos estejam presentes e se promova o diálogo e a escuta.
ORAÇÃO
Senhor Jesus, abençoa a minha família. Dá-nos coragem para rezar em família, escutar os outros e escutar Deus. Que entre nós reine o amor, a bondade, a compreensão, a escuta e o diálogo, no serviço de uns para os outros. Ajuda-nos a sentir a Tua presença no meio de nós.
3ª SEMANA
Durante a próxima semana somos desafiados a ir ter com quem andamos zangados, aproximarmo-nos daqueles que normalmente evitamos e perdoarmos, darmos o abraço da paz.
ORAÇÃO (Dêmos as mãos e rezemos)
Senhor faz com que a minha família viva a alegria de saber compreender e perdoar, de testemunhar a fé, o amor, a partilha, o diálogo a paz e o cuidado com a criação.
4ª SEMANA
Nesta semana somos desafiados a estar disponíveis para os outros, ajudar os mais frágeis, os idosos, doentes, a dizer: “Em que te posso ajudar?”
ORAÇÃO
Senhor, abre o nosso coração, para que saibamos receber Jesus na alegria, fazer sempre aquilo que Ele nos pede e vê-lO em todos aqueles que têm necessidade do nosso amor estando atento às suas necessidades e sofrimentos.
Ajuda-nos a servir de coração sincero.