
PARÓQUIA de S. PEDRO PARDILHÓ
Caminhada do Advento 2024 - Ano C
LEMA: «Passos que nos levam a Jesus.»
​
01 | INTRODUÇÃO
A vida é caminho para nós, cristãos. A Igreja, no início do Advento, põe-se a caminho e convida a todos a peregrinar com a certeza de que Deus caminha connosco. No tempo de Advento, a comunidade cristã celebra, representa e revive a espera da vinda do Senhor na humildade da condição humana. O presente atualiza a vinda do Emanuel e prepara-nos para acolher o futuro da vinda gloriosa do Senhor.
O Advento não é só um tempo, mas também uma atitude profunda perante a vida, as pessoas, o mundo... O autêntico Advento é o que cultiva e desenvolve a esperança, é o que acende todas as lâmpadas da espera, é o que abre todos os ouvidos da escuta, é o que provoca a inteligência para uma leitura com discernimento dos sinais dos tempos, é o que dispõe cuidadosamente a pessoa no seu todo para o acolhimento do Salvador.
A partir da Palavra de Deus que a Igreja nos propõe para os domingos do tempo de Advento-Natal-Epifania, vamos iluminar os caminhos concretos que percorremos na vida.
​​
02 | OBJETIVOS
-
RECONHECER nos passos que damos, a presença de Deus que caminha connosco e testemunhá-lO.
​
​​​
1ª SEMANA
Evangelho: “O Senhor, vos faça crescer e abundar na caridade” (1 Ts 3,12)
Tema: "Deus cuida do nosso caminhar"
Valor: DEDICA-TE
Hoje, iniciamos o tempo do Advento, um caminho de preparação para acolher Jesus, que vem habitar entre nós.
O Advento é o tempo em que preparamos o Natal, Deus que vem ao nosso encontro. Mas não é um Deus qualquer. É o Deus que se revelou em Jesus.
Nesta primeira semana todos nós, somos desafiados a dedicar-nos a Deus e aos outos. Dedicar um momento diário à oração, pedindo a Deus ajuda para preparar a sua chegada e Refletir sobre o que temos feito de caridade no nosso dia a dia. Durante esta semana procura ajudar alguém próximo de ti ou participa em alguma iniciativa solidária.
​​
ORAÇÃO
Senhor, abençoa a minha família. Envia-nos o teu Espírito para vivermos com alegria e sermos fermento de esperança em comunidade. Que saibamos reconhecer-te em cada gesto de amor, bondade e compreensão. Ajuda-nos a sentir a Tua presença no meio de nós.
Durante esta primeira semana de advento, cada um de nós, crianças, jovens ou adultos, procuremos aceitar e cumprir este desafio de fazer uma oração diária e procurar ajudar alguém próximo, ou ter alguma ação solidária.
Se aceitaste o desafio/compromisso, recorta esta parte da folha, escreve por trás o que fizeste ou queres fazer e faz com ela um barquinho de papel que deves levar para a eucaristia no próximo fim de semana e no momento do ofertório irás colocá-lo junto do presépio que está a ser construído.
​
​​​
2ª SEMANA
Evangelho: “Não Temas…” (Lc 1, 26-38)
Tema: "Anunciadores da Boa Nova”
Valor: ESCUTA
Assim como, Maria é Mãe de Cristo e Mãe da Igreja, também a Igreja a tem como modelo.
Hoje, Maria ensina-nos a ouvir a voz de Deus, a não temer e a sermos portadores da Boa Nova. Somos chamados a escutar a Palavra com atenção e a inspirar esperança nos que nos rodeiam. Que o silêncio interior e a confiança no Senhor nos ajudem a preparar-nos para o grande encontro com o Menino Jesus.
Durante a semana que se segue és desafiado(a) a praticar o silêncio interior e ouvir a Palavra de Deus, através da leitura do evangelho do dia.
Sê, também, portador de uma mensagem positiva para alguém que enfrenta dificuldades, inspirando confiança e esperança.
Se és adolescente dispõe-te a participar no encontro do dia 14 de dezembro.
​
ORAÇÃO
Senhor, que falas ao nosso coração, ensina-nos a silenciar para escutar a Tua Palavra. Que sejamos portadores de esperança e mensagens de paz no seio da nossa família, mesmo quando chegam as dificuldades e ajudando-nos a confiar na Tua presença. Amém.
​
​
3ª SEMANA
Evangelho: “Mestre que devemos fazer? (Lc 3,10-18)
Tema: "Servir como Jesus”
Valor: DESCOBRE
Estamos a meio da caminhada do Advento, e a Palavra deste domingo pergunta: "Mestre, que devemos fazer?".
A resposta está no serviço amoroso, na busca de união e compreensão.
A resposta está também no dizer sim ao apelo à mudança que tem de traduzir-se em “frutos bons”, em gestos diferentes, numa nova forma de viver e de atuar, em comportamentos mais humanos, mais altruístas, mais solidários, mais bondosos, mais misericordiosos.
Durante a próxima semana somos chamados a descobrir novas formas de servir e prestar ajuda no lar, na comunidade, e fazer oração em família. Servir é também saber escutar, ser compreensivo, tolerante e criar união familiar.
Durante a próxima semana, cada um de nós, crianças, jovens ou adultos, é desafiado(a) a estar ao serviço, no lar, na comunidade, junto dos outros e saber escutar, ser compreensivo e tolerante, criando união familiar.
Se aceitaste o desafio/compromisso, recorta esta parte da folha, escreve por trás o que fizeste ou queres fazer e faz com ela um barquinho de papel que deves levar para a eucaristia no próximo fim de semana e no momento do ofertório irás colocá-lo junto do presépio que está a ser construído, ou junto da árvore.
​
ORAÇÃO:
Senhor, para Ti a vida é serviço aos outros. Durante a próxima semana ajuda-nos a descobrir novas formas de serviço na comunidade ou no lar. Dá-nos a coragem necessária para participar nas atividades pastorais que nos são propostas e prestar ajuda aos nossos familiares, escutando-os, sendo compreensivos e tolerantes, criando união familiar onde reine o amor. Ámen
​
4ª SEMANA
Evangelho: “Maria levantou-se e foi apressadamente.” (Lc 1,39-45)
Tema: "Prontidão ao serviço”
Valor: SERVE
Quase a terminar a caminhada do Advento somos convidados a olhar para o caminho percorrido e tomarmos consciência que a visita de Maria a Isabel, foi um gesto de solidariedade para com aquela parente idosa que ia ter um bebé e que precisava de apoio e de ajuda. Temos, também de ter consciência, que acolher Jesus, é estar atento às necessidades dos irmãos, partir ao seu encontro, partilhar com eles a nossa amizade e ser solidário com as suas necessidades.
Durante esta semana estejamos atentos às necessidades dos outros e respondamos com prontidão, como Maria fez ao visitar Isabel.
Tenhamos gestos concretos de serviço, como visitar um doente, familiar ou não, ou escrever uma mensagem de carinho a quem está distante.
​
Durante a próxima semana, cada um de nós, crianças, jovens ou adultos, é desafiado(a) a ter gestos concretos de serviço, como visitar um doente, familiar ou não, ou escrever uma mensagem de carinho a quem está distante.
Se aceitaste o desafio/compromisso, recorta esta parte da folha, escreve por trás o que fizeste ou queres fazer e faz com ela um barquinho de papel que deves levar para a eucaristia no próximo fim de semana e no momento do ofertório irás colocá-lo junto do presépio que está a ser construído, ou junto da árvore.
​
ORAÇÃO
Senhor, que chamastes Maria a servir com prontidão, ensina-nos a estar atentos às necessidades dos outros.
Que possamos responder com gestos concretos de amor, levando esperança e conforto aos que mais precisam. Amém.
​​
DIA DE NATAL
Evangelho: “E o Verbo fez-se carne e habitou entre nós.” (Jo 1, 1-18)
Tema: "O Verbo se fez carne”
Valor: ACOLHE
A transformação da “Palavra” em “carne”, em menino do presépio de Belém, é a espantosa aventura de um Deus que ama e que, por amor, aceita revestir-Se da nossa fragilidade para nos dar vida em plenitude.
Este é um dia de alegria e acolhimento, em que somos chamados a abrir o coração e a casa para Jesus e para todos os que precisam da nossa atenção. Somos convidados a contemplar, numa atitude de serena adoração, esse incrível passo de Deus, expressão extrema de um amor sem limites e desprendermo-nos do supérfluo e abrir o coração para acolher Jesus, acolhendo com alegria os nossos familiares, amigos e aqueles que precisam de atenção especial neste tempo de Natal.
​
Nestes dias de preparação para o Natal, cada um de nós, crianças, jovens ou adultos, é desafiado(a) a acolher com alegria os nossos familiares, amigos e aqueles que precisam de atenção especial neste tempo de Natal.
Se aceitaste o desafio/compromisso, recorta esta parte da folha, escreve por trás o que fizeste ou queres fazer e faz com ela um barquinho de papel que deves levar para a eucaristia no próximo fim de semana e no momento do ofertório irás colocá-lo junto do presépio que está a ser construído, ou junto da árvore.
​​
ORAÇÃO
Menino Jesus, que viestes ao mundo como luz e salvação, ajuda-nos a desprender-nos do supérfluo para vos acolher no coração. Que saibamos acolher com alegria os nossos familiares, amigos e todos os que precisam de amor neste tempo de Natal. Amém.
​
SAGRADA FAMÍLIA
Evangelho: “Revesti-vos de sentimentos de misericórdia.” (Col 3, 12-21)
Tema: "Caminhando em família”
Valor: ACEITA
Para Jesus, a prioridade fundamental a que tudo se subjuga, até a família, é o projeto de Deus, o plano que Deus tem para cada pessoa.
Deve-nos animar o mesmo entusiasmo de Jesus pela Palavra de Deus e sermos capazes de esquecer outros interesses legítimos para nos dedicarmos à escuta, à reflexão e à discussão da Palavra, vendo nela um meio privilegiado para conhecer o projeto que Deus tem para nós.
Durante esta semana saibamos promover a reconciliação e a paz no ambiente familiar, aceitando as diferenças e dificuldades dos outros e criar um momento de oração e partilha em família, agradecendo a presença amiga de Deus.
​
Nestes dias de preparação para o Natal, cada um de nós, crianças, jovens ou adultos, é desafiado(a) promover a reconciliação e a paz no ambiente familiar, aceitando as diferenças e dificuldades dos outros e criar um momento de oração e partilha em família, agradecendo a presença amiga de Deus.
Se aceitaste o desafio/compromisso, recorta esta parte da folha, escreve por trás o que fizeste ou queres fazer e faz com ela um barquinho de papel que deves levar para a eucaristia no próximo fim de semana e no momento do ofertório irás colocá-lo junto do presépio que está a ser construído, ou junto da árvore.
​
ORAÇÃO
Deus da misericórdia, que nos dais a Sagrada Família como modelo de amor, ajuda-nos a aceitar as diferenças e as dificuldades na nossa família. Que possamos promover a reconciliação e a paz, caminhando juntos na vossa presença amiga. Amém.​
​​
EPIFANIA
Evangelho: “Regressaram a sua terra por outro caminho.” (Mt. 1-12)
Tema: "Encontro com Jesus”
Valor: ALEGRA-TE
Diante de Jesus, Os Magos assumiram uma atitude de adoração, Herodes uma atitude de rejeição total enquanto os sacerdotes e os escribas são completamente indiferentes à chegada de Jesus.
Os “Magos” representam os homens de todo o mundo que vão ao encontro de Cristo e que se prostram diante d’Ele. É a imagem da Igreja, essa família de irmãos, constituída por gente de muitas cores e raças, que aderem a Jesus e que O reconhecem como “o Senhor”.
Continuemos a caminhada iniciada no advento procurando viver a alegria do encontro com Jesus, procurando intensificar a vida de oração e partilha de fé. Comprometamo-nos a "voltar por outro caminho", deixando para trás hábitos ou atitudes que nos afastam da vivência cristã.
​
ORAÇÃO
Senhor, que vos deixais encontrar por todos os povos, enche-nos com a alegria do vosso amor. Ajuda-nos a transformar as nossas vidas, deixando para trás o que nos afasta de vós, e a partilhar a vossa luz com o mundo. Amém.
