
PARÓQUIA de S. PEDRO PARDILHÓ
Grupos de Catequese
Este espaço é dedicado a tudo o que se passa a nÃvel da catequese.

CATEQUISTAS​
Senhor,Tu me chamaste a ser catequista
na Tua Igreja, na Tua comunidade, que também é minha.
Tu me confiaste a Missão
de anunciar a Tua Palavra,
de denunciar o pecado,
de testemunhar, pela minha própria vida,
os valores do Evangelho.
Não recuo diante do Teu chamamento.
É pesada, Senhor, a minha responsabilidade.
Mas, se me escolheste, confio na Tua Graça.
Caminhamos juntos, Senhor,
Tu, apoiando-me, iluminando-me;
eu, colocando-me à Tua disposição,
à disposição da Igreja,
preparando-me e atualizando-me
para ser mais,
para servir melhor o Teu povo.
Faz-me Teu instrumento,
para que venha o Teu Reino,
Reino de Amor e de Paz,
de Fraternidade e Justiça,
Reino onde Deus será tudo em todos.
Ámen.
CAMINHADA DA QUARESMA – Um caminho para toda a comunidade
“ESCUTAR O SONHO DE DEUS, ANCORADOS EM CRISTO”
​
I DOMINGO DA QUARESMA
TEMA: No deserto da Travessia
VALOR: CONFIAR​
A esperança é um caminho de confiança.
Neste domingo das Tentações, fixemos a âncora no deserto, para onde Jesus nos leva consigo, para nos fazer sair de nós mesmos, para nos libertar do acessório, para partilhar connosco a intimidade do coração, para nos fortalecer na escolha da Cruz. Ao ancorarmos no deserto, peçamos ao Senhor, que este tempo santo possa moldar e tornar firme a nossa esperança, sem nunca perder de vista a meta, que é a de nos tornar participantes no mistério da morte e da ressurreição do Senhor.
Unidos e agarrados a Cristo, ancorados n’Ele, podemos superar as provações e vencer as tentações. Em todos os momentos de tribulação, temos em Cristo a âncora da esperança.
DESAFIO: Porque confiamos em Cristo, porque sabemos que nunca nos abandona, mesmo quando caímos, durante esta semana vamos olhar para dentro de nós e descobrir o que fazemos e que nos tem afastado d’Ele e que nos propomos a mudar nesta caminhada quaresmal.
Se quiseres registar as mudanças a que te propões podes trazer esse registo e colocar em frente do altar.
​
ORAÇÃO
Senhor, vou Contigo ao deserto da minha vida. Em ti quero encontrar a fonte que mata a sede de felicidade, o abrigo que protege do calor. Quero sentir-Te como luz que me guia na escuridão e meu apoio no desânimo da vida. Amém.
​
II DOMINGO DA QUARESMA
TEMA: No Monte da Transfiguração
VALOR: TESTEMUNHAR
A esperança abre novos horizontes no caminho. A meta do caminho é a Páscoa da nossa transformação.
Neste domingo, saímos de casa, viemos até aqui, para celebrar a Eucaristia, garantia da futura glória. Na Cruz, fixamos a âncora da nossa esperança, nas alturas do monte santo, com vistas largas para o céu, nossa pátria definitiva. A Quaresma é um caminho de esperança, um caminho de saída, em saída e com saída… para a plenitude da vida, na Ressurreição.
Ao ancorarmos no monte santo a nossa esperança, deixemo-nos, desde já, iluminar e transfigurar pela luz da Páscoa do Senhor.
DESAFIO: Procura nos momentos de desencanto, de desespero e de cansaço, olhar para o alto da Cruz, olhar para o Senhor, que nos chama a olhar para as estrelas e sejamos suas testemunhas escrevendo uma carta, uma mensagem de esperança para alguém que precise de ânimo e partilhá-la com essa pessoa ou escrever a mensagem de Esperança para ser publicada no Facebook da Paróquia.
O Monte, a montanha é um meio da natureza que nos ajuda a meditar e acreditar na esperança. Se tiveste gestos de esperança para com os outros, no próximo fim de semana traz para o altar um pouco de vegetação rasteira, ex. musgo, como sinal de que te esforçaste por transmitir esperança. (se não conseguiste arranjar está um cesto junto da cruz com esse material)
​
ORAÇÃO
Senhor, ajuda-me a sentir e acolher a Tua proximidade e ensina-me a amar como Tu, a ver os outros como parte de mim mesmo, a sentir as suas dores e alegrias como minhas e a ser para os outros um sinal do Teu amor. Amém.
​
III DOMINGO DA QUARESMA
TEMA: Na Vinha da Conversão
VALOR: PERSISTIR
Continuemos a fixar a âncora da nossa esperança no Senhor e deixemo-nos todos escavar, por dentro, como a âncora que precisa de ir ao fundo, para se agarrar a algo de sólido. A âncora, na base da Cruz, diz-nos que a esperança não arreda pé do caminho! Deus nunca nos deixa sem uma nova oportunidade, porque a sua graça pode fazer de cada situação, mesmo a mais desastrada, uma ocasião de bem, uma ocasião favorável para a nossa conversão.
DESAFIO: Se, ao longo da semana, nos vier a faltar a paciência, que é «parente mais próxima da esperança» não esqueçamos que enquanto houver um resto de esperança, Deus não desiste de nós, mas está nas nossas mãos a responsabilidade de viver uma vida digna, uma vida com frutos, uma vida com sentido. Procuremos fazer pequenos gestos concretos que mostrem que estamos a cuidar da nossa fé e dos outros (ex.: rezar por alguém, ajudar um colega/amigo, elogiar sinceramente uma pessoa, ser uma ajuda na família…).
​​
Cumpriste o desafio da semana anterior? Sim!? Então coloca um pouco de musgo junto da imagem da montanha.
​​
ORAÇÃO
Senhor, eu bem sei que a minha vida anda seca, as minhas palavras são amargas e não nem sempre tenho sido boa companhia. Peço-Te Senhor que me ajudes a encontrar em Ti a alegria de viver e a aprender de novo a dar frutos de alegria. Amém.
​
IV DOMINGO DA QUARESMA
TEMA: Na Casa da Reconciliação
VALOR: RECONCILIAR
A esperança vê ao longe, Deus também espera por nós.
Hoje queremos ancorar a nossa esperança, na nossa própria casa, na Casa do Pai, na casa dos filhos, na casa dos irmãos. Deus Pai mantém sempre aberta a porta do perdão. Deus espreita-nos pela janela, a esperança vê-nos ao longe, como de perto. Deus espera o nosso regresso, para celebrar a Páscoa da nossa vida, a Páscoa de cada um de nós. Que se possa dizer de cada um: “estava morto e voltou à vida”.
Na paternidade de Deus, está a fonte da nossa esperança.
A parábola do Pai misericordioso coloca-nos diante da misericórdia de Deus, mesmo quando as nossas escolhas não são favoráveis a essa aproximação. Deus sendo Pai está sempre à nossa espera para nos receber.
​
DESAFIO:
Deus não nos retém em casa, Ele quer que continuemos o caminho da esperança. Quando cairmos na tristeza do pecado, quando nos sentirmos distantes da casa do Pai, levantemo-nos, atraídos pela esperança do amor do Pai, que nos vê ao longe.
Procura aceitar e respeitar aqueles que não gostas tanto, perdoa e deixa-te perdoar. Faz um exame de consciência, descobre como podes melhorar arrepende-te e vem pedir perdão na celebração penitencial ou num dia de confissões. (se fizeres caminho durante a semana que agora inicia Podes colocar uma bolota (terás algumas junto à cruz) junto da imagem da reconciliação)
​
Cumpriste o desafio da semana anterior? Sim!? Então coloca um pequeno tronco de videira ou figueira junto da imagem da vinha. (Tens alguns junto da cruz)
​
ORAÇÃO
Senhor, tu bem sabes como é difícil deixar para trás os laços que me prendem, os hábitos entranhados, o desamor feito rotina. Faz com que te encontre ao caminhar e ajuda-me a reencontrar o caminho certo, a encontrar em Ti a fonte de luz, de festa e de alegria. Amém.
​
​

Sacramento da Confirmação (Crisma)
14 de Julho 2024
Sábado dia 14 de Julho, na Eucaristia das 17:00 na Igreja Matriz de S. Pedro de Pardilhó, com a presença do nosso Bispo D. António Moiteiro, teve lugar a Celebração do Sacramento da Confirmação/Crisma para os jovens e adultos das Paróquias de São Mateus do Bunheiro e São Pedro de Pardilhó.

Festa da Vida
08 Junho 2019
Domingo dia 08 de Junho, na Eucaristia Vespertina, na Igreja de S. Pedro de Pardilhó, teve lugar a celebração da Festa da Vida com os adolescentes do 8º Ano de Catequese acompanhados pelos seus familiares

Profissão de Fé
02 de Junho 2024
Domingo dia 02 de Junho, na Eucaristia das 11:00, na Igreja Paroquial de S. Pedro de Pardilhó, teve lugar a Profissão de Fé, com os pré-adolescentes dos 6º ano de catequese, acompanhados pelos seus pais e familiares.
_JPG.jpg)
Primeira Comunhão 3º Ano
12 de Maio 2024
Domingo dia 12 de Maio, na Eucaristia das 11:00, na Igreja Paroquial de S. Pedro de Pardilhó, teve lugar a Primeira Comunhão, com as crianças do 3º ano de catequese, acompanhadas pelos seus pais e familiares.

Festa do Credo
26 de Janeiro 2025
Domingo dia 26 de Janeiro, na Igreja Matriz de Pardilhó na Eucaristia das 11:00 teve lugar a Festa do Credo, com as crianças do 5º ano de catequese, acompanhadas pelos seus pais e familiares.

Festa do Pai Nosso
16 de Março 2025
Domingo dia 16 de Março, na Igreja Paroquial de S. Pedro de Pardilhó, teve lugar a Festa do Pai Nosso, com as crianças do 2º ano de catequese, acompanhadas pelos seus pais e restantes familiares.

Festa do Acolhimento
08 de Dezembro 2024
Domingo dia 08 de Dezembro, na celebração do início da Semana da Família na Igreja Paroquial de S. Pedro, teve lugar a Festa do Acolhimento, das crianças do 1º Ano de Catequese acompanhadas pelos seus pais e restantes familiares.

Festa da Palavra
09 de Fevereiro 2025
Domingo dia 09 de Fevereiro, na Eucaristia Dominical das 11:00, na Igreja Paroquial de São Pedro de Pardilhó, teve lugar a Festa da Palavra, com as crianças do 4º ano de catequese, acompanhadas pelos seus pais.
Que a Bíblia seja o livro preferido lá de casa e que não fechem o seu coração à palavra de Deus.

Festa das Bem-Aventuranças
08 de Fevereiro 2015
Domingo dia 08 de Fevereiro, na Eucaristia das 11:00, na Igreja Paroquial de São Pedro de Pardilhó, teve lugar a festa das Bem- Aventuranças, com os adolescentes do 7º ano de catequese, acompanhados pelos seus pais.